Background

Clínica

entry title

Terapia Sistêmica Individual, Casal e Familiar

Na visão sistêmica o sintoma apresentado por um dos membros da família é visto como reflexo da estrutura do sistema familiar. As vivências desenrolam-se através das gerações, deste modo, deve-se compreender não só a família atual, como também a tri-geracional. Isto significa que o que aconteceu com seus pais, avós e bisavós tem influência contínua sobre a sua história de hoje. 

O terapeuta sistêmico compartilha com o cliente a responsabilidade da busca de soluções para as questões trabalhadas no processo terapêutico, não fixando-se nos problemas e nas dificuldades, mas sim nas soluções e nas mudanças. Deve existir um respeito ético pela autonomia do cliente, acreditando-se na capacidade auto-reguladora da própria pessoa. O processo terapêutico pode envolver uma única pessoa, o casal ou a família. As sessões com a família podem ser realizadas no consultório ou na casa da família. O número de sessões pode ser definido no início do processo e a frequência poderá ser semanal ou quinzenal. Nos intervalos entre as sessões, o terapeuta passará tarefas com foco nos objetivos definidos pelo cliente. 

A mudança é possível. Temos dentro de nós os recursos de que precisamos para um desenvolvimento e crescimento pessoal bem sucedido. Na medida em que concordamos com nosso passado, cresce também a nossa capacidade de auto-controle no presente. O cliente obterá êxito na solução de seus problemas deixando de repetir comportamentos que não trazem o resultado esperado por ele e desenvolvendo novas estratégias de relacionamento. Ele é parte ativa do processo.

TERAPIA DE CASAL
Muitas vezes as pessoas começam uma relação achando que suas necessidades serão  preenchidas pela pessoa escolhida. Dessa forma, percebe-se que as  pessoas estão necessitando mais de um pai ou de uma mãe, do que um parceiro. Assim, não podemos  obter o melhor do nosso companheiro, da mesma maneira que não podemos lhe dar o melhor de nós mesmos. Um relacionamento de casal implica em uma troca equilibrada. Cada um é reconhecido e aceito por aquilo que é, sem que  o outro  exija dele uma mudança. A única mudança a se buscar é a da própria pessoa. Dessa forma os parceiros podem desenvolver todo o seu potencial.

A terapia com  o casal consiste na tomada de consciência dos emaranhamentos que cada um dos parceiros possa estar envolvido em sua família de origem, a consciência de seu padrão de funcionamento e dos aprendizados necessários que cada um precisa ter para uma relação saudável e funcional.