Background

Textos

A Maternidade: o início da vida

Depois da concepção, a vida acontece de maneira extraordinária. A ciência nos revela através de exames, cada vez mais sofisticados de ultra-som o desenvolvimento físico do bebê. Ele se desenvolve de forma maravilhosa. Sabemos que a criança é um ser humano capaz de reações e que possui uma vida afetiva. O feto pode ver, entender, tocar, degustar e mesmo, aprender dentro do útero. Mais importante, ele é capaz de sentimentos, menos elaborados que os adultos, mas bem reais. Essa constatação é acompanhada de sua consequência: as percepções e os sentimentos da criança começam a modelar seu comportamento, assim como suas esperanças. A maneira como ele compreenderá, agirá, como indivíduo feliz ou triste, agressivo ou ponderado, seguro ou ansioso, depende em parte das mensagens que ele recebe no útero

Saiba mais

A mãe da gente

Não gosto de escrever sobre ou em datas especiais, mas desta vez falo dessa singular criatura que é a mãe da gente, e dessa mais singular ainda relação entre nós e ela. Entre ela e nós há discrepâncias iniciais: o que sentimos e pensamos não coincide, em geral, com o que ela sente e pensa. Um dos dramas humanos é a distância entre a intenção de quem disse a palavra ou fez o gesto, o olhar, e quem os recebeu e tantas vezes interpretou erradamente, guardando mágoas das quais o causador nunca teve a menor ideia, muito menos intenção.

Saiba mais

A memória inconsciente de várias gerações

Há muitas gerações de inconscientes dos antepassados, vivos e atuantes, em nosso inconsciente e nosso inconsciente será transmitido às gerações futuras.
Em relação às várias gerações de antepassados por nós herdados é importante frisar que o inconsciente dos ancestrais faz parte de nosso inconsciente e que está em atividade dentro de nós, não é um arquivo morto.

Saiba mais

A teoria das inteligências múltiplas

Em 1900 o psicólogo francês Alfred Binet foi solicitado para que desenvolvesse uma medida de predição do sucesso escolar de crianças das primeiras séries. Desta forma surgiu o primeiro teste de inteligência. Tal teste tinha por finalidade geral diferenciar crianças retardadas e crianças normais nos mais diferentes graus. Após a I Guerra Mundial, onde o teste de Q.I. (Quociente Intelectual) foi utilizado para medir a inteligência dos soldados, tornou-se muito popular sua aplicação.

Saiba mais

Aceitar o que nos acontece o primeiro passo para a transformação

Aceitação é o reconhecimento, a constatação de uma situação. Aceitação tem a conexão direta com nosso poder pessoal, que significa ter nas mãos as rédeas da própria vida. É saber para onde eu quero ir. É ter auto-estima elevada. É estar harmonizado e em equilíbrio. É sair do papel de vítima. É reconhecer e aceitar as coisas como elas são. E decidir e agir em cima disto. A frase “é aceitar as coisas como elas são” traz invariavelmente bastante mal estar entre as pessoas, pois a aceitação geralmente é confundida com passividade, conformismo, paralisia, permissividade. Na realidade aceitação não tem nada a ver com isso. Logo após o “aceitar as coisas como elas são” vem o ”decidir e agir em cima disto”. Aceitação é diferente do julgamento, que nos diz se alguma situação, coisa ou pessoa é boa ou má. Aceitação é uma simples constatação, que leva ao próximo passo, que é decisivo: ele pode nos levar à ação ou à paralisia.

Saiba mais

Aids: quais são os desafios hoje?

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é comemorado em 1º de dezembro. Transformar este dia foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha seguiu critérios próprios da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada em 1988 por uma portaria assinada pelo ministro da Saúde..

Saiba mais

"Amar demais" vício e dependência, no amor

“Amar demais” é vício, fanatismo, obsessão, loucura, posse, dependência, não amor. Por isso quem “ama demais” não consegue ter uma relação amorosa, transformando-a em dolorosa. Esses relacionamentos geralmente envolvem sofrimento, desgaste e desespero, não só para aqueles que não conhecem os limites no amor como também para seus parceiros, que perdem o direito à própria existência e tornam-se propriedade do amante voraz e possessivo. Com a justificativa de amar demais, vira um canibal romântico devorador de alma.

Saiba mais

Amor x Paixão

Quando duas pessoas se conhecem e se sentem atraídas o que acontece muitas vezes? A paixão! A paixão é um sentimento de desejar a todo custo o amor do outro. Necessidade de estar com a pessoa pela qual se apaixonou, e uma necessidade de saber que aquela pessoa amada corresponde a este sentimento. Deste modo pode ser entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo, um "sedativo" que suscita um prazer imenso pela pessoa amada. Idealiza-se a pessoa como alguém perfeito aos olhos do apaixonado. Não há nenhum defeito capaz de fazê-lo recuar ou ponderar: “Ele(a) é o meu número, o encaixe perfeito, a minha alma gêmea.”

Saiba mais