Background

Textos

Compulsão Sexual

Trata-se de um comportamento irracional e autodestrutivo. Uma sensação forte contra a qual é incapaz de lutar e que irracionalmente buscará justificar de todas as maneiras. A autodestruição aparenta ser mais importante do que a construção de relacionamentos que tragam, além da satisfação sexual, o bem estar social e pessoal. Sexo é resultado de desejo sexual. Fazer sexo demais ou sem vontade de fazê-lo, torna-se uma forma de autodestruir-se, é irracional e não deverá trazer prazer à pessoa. Nossa cultura faz apologia de vários momentos de sexo sem desejo, a exemplo de muitas mulheres que acatam fazer sexo porque o marido assim o deseja ou porque é assim mesmo que as coisas são. Muitas mulheres podem ter passado por tal situação. Muitas vezes o casamento traz esta obrigação, facilitando o caminho do desenvolvimento de comportamentos sem controle e desassociados do desejo sexual, associando-o à diminuição das ansiedades.

Saiba mais

Constelações Familiares

Bert Hellinger é um renomado psicanalista, psicoterapeuta sistêmico, poeta, filósofo e autor. Ele criou, ao longo de muitos anos de prática clínica, um verdadeiro modelo de psicoterapia psicanalítica na qual o espiritual, a energia primal e a ancestralidade terapeuticamente confluem em um sistema relacionado que forma gerações de trabalho em grupo. Seu método de Constelações Familiares revolucionou o campo da psicologia na Europa e agora está ganhando reconhecimento no Brasil.

Saiba mais

Crenças Negativas

As crenças de cada um têm origem em informações que recebemos da família e do grupo que vivemos. Estas informações fazem parte de nossa bagagem hereditária desde a infância e elas são reforçadas em nossa cultura. Elas vão se fixando em nosso inconsciente, sem que percebamos que isto está acontecendo. Elas se transformam em verdades inquestionáveis.

Saiba mais

Cuidando da sua Criança Interior

As crianças têm um potencial inato para serem espontâneas, esperançosas, otimistas. Encantam-se com facilidade, experimentam e criam. São naturalmente orientadas para o prazer e para a vida. Porém, quando feridas em seus afetos e não atendidas nas suas necessidades básicas de amor, atenção, segurança e limites, embutem estes potenciais e crescem contaminadas pelo medo de repetir dores e carências, influenciando na manifestação de suas emoções e no rumo de suas vidas.

Saiba mais

DDA

Avaliação do Distúrbio Déficit de Atenção

Saiba mais

Dicas para cuidar do seu relacionamento

Alcançar harmonia e satisfação no casamento depende mais de pequenos gestos e atitudes cotidianas do que de um esforço fenomenal. Aceitar o outro como ele é: ninguém consegue mudar o parceiro depois do casamento. Mas se a própria pessoa quiser, ela pode mudar. Serão pequenos avanços que farão a relação crescer.

Saiba mais

Faça as pazes com você através do perdão

Perdoar não é só questão de generosidade. Nem é fácil. A história daquela senhora sempre me impressionou. O marido a abandonou, deixando para trás uma casa cheia de contas para pagar e dois filhos pequenos. Ela podia ter se descabelado, entrado em depressão ou deixado a peteca cair com aquela responsabilidade toda. Que nada. Manteve a tranquilidade até quando soube que o ex-marido estava casado com outra mulher, com quem teve mais filhos. Quando o ex-marido morreu, deixou também a segunda família à míngua. A senhora foi até lá e pegou os outros filhos do ex-marido para criar. Ela perdoou a traição e seguiu em frente. Ainda bem, senão eu não estaria escrevendo este texto aqui hoje. Essa velhinha é a minha bisavó, que viveu até os 93 anos, tempo suficiente para deixar para os bisnetos um exemplo claro de que perdoar vale, sim, a pena.

Saiba mais