No livro “Formas de vida” escrito por Eduard Spranger em 1914, ele observou que as pessoas vêem o mundo de formas diferentes e identificou 6 possibilidades, onde cada um de nós pode ter uma mescla de mais de um tipo, tendo um predominante. Experimentamos em várias situações, diferenças de opiniões, dilemas éticos, conflitos de valores. Ao ser capaz de reconhecer e compreender os diferentes filtros que usamos para processar informações ou tomar decisões, podemos nos comunicar com mais eficiência, ter uma compreensão e aceitação maior das diferenças contribuindo para uma convivência melhor e auxiliando a ter mais sucesso na vida pessoal e profissional. Estes filtros são desenvolvidos através das experiências em nossa vida desde a nossa infância.
Valores e atitudes são uma forma de valorizar a vida, um paradigma de pensamento, um guia de opções, um determinante de propósito e direção relativamente constante.
Abaixo há a descrição dos seis valores. Leia e observe com qual você se identifica mais, qual é o seu predominante e analise quais são os das pessoas à sua volta.
OS SEIS VALORES
1. Valor Teórico: Foco em busca do conhecimento e informações. Grandes estudiosos. Ex: Jô Soares, FHC.
2. Valor Utilitário: Foco em custo/benefício e retorno sobre investimento de tempo, dinheiro e recursos. Grandes empresários. Ex.: Silvio Santos, Abílio Diniz.
3. Valor Estético: Foco em viver experiências subjetivas, curtir e viver a vida. Grandes artistas. Ex.: Oscar Niemeyer, Romero Brito.
4. Valor Individualista: Foco em marketing social, posições de liderança e poder. Políticos e formadores de opinião. Ex.: Marta Suplicy, Ayrton Senna, João Dória Jr.
5. Valor Social: Foco em ajudar os outros, por meio de atitudes altruístas e abnegação, valor importante para formar e desenvolver pessoas. Pessoas que apóiam causas humanitárias. Ex.: Zilda Arns, Madre Teresa, Betinho.
6. Valor Tradicional: Foco na busca e manutenção de vida, como por exemplo