Quais os efeitos, principalmente no caso de crianças e adolescentes, desta mudança repentina na rotina e a necessidade de lidar com muitos compromissos profissionais? Eles têm maturidade emocional para lidar com este tipo de situação?
Geralmente não há maturidade para eles lidarem sozinhos. É preciso muito diálogo no sentido de apoiá-los e também dar suporte para todo o assédio que pode acontecer. Eles passam a ser reconhecidos, viram celebridades, as pessoas querem tirar fotos e tudo isso mexe com o ego, com a vaidade. Quanto maior a orientação mais consciência eles terão de como lidar com todo este contexto.
- Quais cuidados devem ser tomados pela família?
Eles precisam do apoio e supervisão dos adultos. É preciso que principalmente os pais, cuidem para que os compromissos escolares não fiquem prejudicados, cuidem para que estas crianças/adolescentes não percam seus momentos com a família, amigos e tenham momentos de lazer. Os pais precisam cuidar inclusive na administração do R$ que eles ganham com estes trabalhos. Muitas vezes há uma mudança repentina no padrão R$ da família e eles começam a viver numa condição muito melhor proporcionada pelo ganho desta criança. Mas é preciso se preparar fazendo uma reserva para o futuro caso o sucesso acabe.
- Quando a fama é efêmera os problemas podem ser ainda maiores?
oSem dúvida. Temos muitos exemplos de astros mirins que ao passar por um momento que eles ficaram sem exposição no cinema ou TV, entraram em depressão profunda e algumas vezes se envolvendo no álcool e drogas. É preciso haver sempre o acompanhamento da família, mantendo estas crianças que ainda estão em formação, sempre conscientes que o sucesso para a maioria terá começo, meio e fim. São exceções os que brilharão durante a vida toda e mesmo assim pagando um preço alto de não se ter privacidade, uma vida normal. Muitas vezes estas pessoas precisam de um acompanhamento psicológico para poder trabalhar a aceitação do final desta etapa. É um luto.