Background

Textos

Resiliência - A arte de superar desafios

O que é resiliência? é um termo originário da física que quer dizer a capacidade que um corpo tem de voltar ao seu estado anterior depois de ter sofrido alguma pressão. O papel tem baixa resiliência. Se o amassarmos ele não voltará a ser como era antes. Aquela bolinhas usadas pelos fisioterapeutas tem alta capacidade de resiliência, nós aplicamos uma força nela e imediatamente ela volta a ser como antes. A psicologia toma 'emprestado' o termo resiliência para definir a capacidade que o ser humano tem de voltar ao seu estado anterior ou até de se tornar melhor após ter sofrido uma perda, uma mudança significativa, um trauma... há pessoas que se recuperam e fazem da dor sofrida uma fonte de aprendizados e há outras que passam pela vida se lamentando, reclamando, colocando-se como vítimas e ficam como o papel, amassadas, encolhidas em seu sofrimento. E você como tem reagido as adversidades que a vida traz? Abaixo um texto para reflexão.

Antes de tudo devemos distinguir que cada pessoa é única, original, irrepetível, tem características próprias, tem uma forma peculiar de perceber a vida, os acontecimentos à sua volta, de interpretar o mundo. Há pessoas pessimistas e negativistas que sentem a vida como obstáculo, se transformam em vítimas, requerem piedade na sua fragilidade. Esse modo de sentir a vida é contagiante e capaz de destruir a alegria de viver. Há também pessoas otimistas que vivem com confiança e esperança seus desafios e veem neles oportunidades para crescer, amadurecer, ampliar suas descobertas. E agem motivadas pelo sentimento de entusiasmo apesar de tudo. Há ainda pessoas que são realistas. Veem a vida com seus aspectos claros e escuros, reconhecem a beleza e a dureza da vida e sem cair no derrotismo nem na alegria passageira são capazes de colher da realidade o que ela tem de maravilhoso e de cruel e lidar com as situações com sentido, baseada em valores objetivos e não subjetivos.

1. Admitir a própria vulnerabilidade: “O bambu se curva sob uma tempestade e é essa ‘humildade’ que faz com que a tempestade não o destrua”.
2. Contar com o apoio das pessoas: "Ter amizades é sinônimo de força e realização”.
3. Resolver os problemas por partes: “A verdade deve ser revelada gradualmente ou cegará a todos”.
4. Descobrir e satisfazer as próprias necessidades: “Quando conseguimos nos aquietar, podemos ouvir a voz das necessidades interiores”
5. Reconhecer e desenvolver talentos e dons pessoais: “Tenha sempre um projeto em vista. No caso de alguma coisa ruim acontecer, ele pode servir como tábua de salvação”.
6. Encontrar formas de melhorar as coisas: “As pessoas que conseguem ficar bem durante uma crise lidam com mais coragem com as emergências e os dramas da vida”.
7. Saber perdoar: “Por meio do perdão e do cultivo da compaixão verdadeira, podemos retomar a nossa força e abrir a porta para a liberdade”.
8. Ter senso de humor: “O que importa é se você consegue se fazer rir”.
9. Suportar a dor: "'As pessoas precisam aprender a lidar com a dor e com a decepção”.
10. Buscar sentido em uma crise: “Perceber o que você pode aprender com o sofrimento é o caminho mais seguro para ser resiliente”.
11. Aprender a dizer não: “É preciso ter coragem para saber como e quando dizer não, para não se sobrecarregar”.
12. Cultivar a interdependência: “A pessoa resiliente é ao mesmo tempo forte e vulnerável”.
"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio." Martin Luther King vídeo do maestro João Carlos Martins - exemplo de resiliência

Cliquei aqui e assista outros depoimentos... inspire-se.