Background

Textos

Quando me coloco como vítima nas situações

A vítima é uma das pessoas mais desagradáveis que temos que lidar em nossas vidas. Por estar centrada no seu papel de vítima, ela não respeita nada, nem a si nem a ninguém pois o que lhe importa, e o que lhe sustenta energeticamente, é manter o mesmo papel a todo momento.

Saiba mais

Quem ama não adoece

Apresento um resumo sobre o livro do Dr. Marco Aurélio. Considero este material completo com relação aos aspectos emocionais que existem por trás das doenças, abrindo possibilidades para buscarmos não só a cura da doença, mas a cura de sua raiz emocional. A compreensão das idéias colocadas neste livro, estará de alguma forma, contribuindo para formar homens e mulheres integrados com o corpo e a emoção.

Saiba mais

Questionário Depressão

Uma anciã indígena conversava com o seu neto: ‘Há no meu coração dois lobos, meu filho. Um é furioso, cruel, destrutivo, egocêntrico. O outro é doce, amoroso, compassivo, pacífico. Eles brigam entre si, no meu coração.’ O neto perguntou: ‘Qual deles vencerá esse combate?’ E a sábia respondeu: ‘Aquele que eu alimentar mais!’” 

Saiba mais

Relações Afetivas I

Da mesma forma que estar com o outro é importante, podemos pensar que individualidade e solidão são experiências também valiosas. Mas para alguns são experiências aterrorizantes porque lembram sentimentos de exclusão, de abandono e de menos-valia.

Saiba mais

Relações Afetivas II

Outro dia li a história de um terapeuta americano. Ele contava sobre sua esposa de muitos anos, que teve um diagnóstico de câncer no ovário. Ela ficara sabendo que teria menos de um ano de vida e decidira viver, independente do que acabara de ouvir. Eles ficaram juntos, aprendendo a amar das mais profundas maneiras, e cresceram um tempo que se transformou em cinco anos. Eles combateram o bom combate. A esposa pediu a ele que fizessem terapia. Disse que o amor que tinham um pelo outro era maravilhoso, que o apoio que ela recebia dele permitia continuar a lutar pela vida. Mas que eles precisavam de ajuda para permanecer "despertos um para o outro."

Saiba mais

Relações Familiares

Sabemos que a formação de nossa personalidade resulta das experiências vividas nos primeiros anos de vidas. Dessas experiências, um ponto muito importante, é a relação que estabelecemos com nossos pais. Nossa personalidade é influenciada também pela forma como nossos pais estabeleceram a relação entre eles. A relação conjugal é a base, a estrutura de uma família. Quando a criança assiste este relacionamento se sentirá fortemente amparada ou poderá se sentir insegura, ameaçada, hostilizada.

Saiba mais

Relações Conjugais: Tênis x Frescobol

Atendendo casais já a alguns anos não tenho receio em afirmar que uma das maiores dificuldades que os trazem à terapia é a dificuldade de comunicação. E esta dificuldade aparece em várias áreas na vida do casal. Na área financeira, na educação com os filhos, na tomada de decisões, na área sexual etc. Como gosto de usar as metáforas em meu trabalho, aproveito um texto do nosso escritor Rúbem Alves para fazer pensar: Como funciona os seus relacionamentos? Você tem jogado mais tênis ou frescobol?

Saiba mais