Background

Textos

Casamento e Relação Financeira

Capítulo do livro: "Casais inteligentes enriquecem juntos"
Qual é o seu perfil? Há basicamente cinco estilos de como lidar com o dinheiro. Veja em qual você se enquadra.

POUPADORES: sabem que é importante guardar, e por isso, não se importam nem um pouco em restringir ao máximo os gastos atuais, para poupar o que for possível e conquistar a independência com muito dinheiro. Nem sempre suas intenções são compreendidas; frequentemente recebem críticas por serem mesquinhas ou avarentos, verdadeiros “Tio Patinhas”.
. Pontos fortes: disciplina e capacidade de economizar.
. Pontos fracos: conformismo com um padrão de vida simples, restrições a novas experiências.

GASTADORES: para estes, a vida é medida pela largura, não pelo comprimento. É importante viver bem hoje, pois o amanhã pode não existir. Gastam toda a renda, às vezes um pouco mais. Gostam de ostentar, destacam-se pelas roupas caras, não se sentem incomodados em encarar um financiamento se o objetivo é ser feliz. A poupança acumulada, quando existe, é só para a próxima viagem. Seu estilo de vida faz sucesso entre os amigos.
. Pontos fortes: hábitos pouco rotineiros, abertura a novas tendências, muitos hobbies.
. Pontos fracos: insegurança em relação ao futuro, dependência extrema da estabilidade no emprego, aversão a controles, orçamentos e contas.

DESCONTROLADOS: não sabem quanto dinheiro entra e nem percebem quando sai da conta. A cada mês, parece que o dinheiro dura menos. Estão sempre cortando gastos, mas nunca é o suficiente. Usam com frequência o cheque especial ou pagam a conta do cartão de crédito apenas parcialmente, por falta de fundos. Em casa, não há a menor chance de se sentarem e se organizarem, pois tem coisas mais importantes para fazer.
. Pontos fortes: é possível identificar algum?
. Pontos fracos: indisciplina, propensão a conflitos, pagamento desnecessário de juros, desorientação.

DESLIGADOS: gastam menos do que ganham, mas não sabem exatamente quanto. Poupam o que sobra, quando sobra. Viajam ou trocam de carro quando atingem um valor mais alto nos investimentos. Se não tem dinheiro na conta, parcelam a compra. Quando os extratos do banco chegam, vão para a gaveta sem ao menos ser abertos. A fatura do cartão de crédito é uma surpresa todo mês. Sempre acham que ainda é cedo para pensar em aposentadoria.
. Pontos fortes: folgas financeiras, espaço para reduzir gastos, se necessário.
. Pontos fracos: incapacidade de estipular e atingir objetivos, resistência a planos que exijam disciplina.

Capítulo do livro: "Casais inteligentes enriquecem juntos"