Background

RECURSOS HUMANOS

entry title

Coaching

Coaching tem origem norte-americana para designar "tutor particular" que prepara o aluno para um exame de uma determinada matéria, instrutor ou treinador de atletas, atores ou cantores. A palavra deu a idéia de levar ou transportar, mas coaching tem hoje o sentido de treinar, de ajudar as pessoas a se dedicarem e a ter entusiasmo no cumprimento de seus objetivos.

O coaching é um processo no qual o cliente forma uma parceria com um coach, com o propósito de identificar e alcançar metas. O coach é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o treinador que assessora o cliente no processo, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. O coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

A quem se destina: as empresas que querem oferecer aos seus executivos, diretores, gerentes, gestores e líderes um programa especial de expansão, profissionais liberais, estudantes que querem orientação para sua futura carreira entre outros.

Objetivos: capacidade de administrar mudanças, habilidade de controlar e usar o stress de maneira positiva, aumento da capacidade de liderança, aumento de produtividade e lucros, capacidade de trabalhar eficientemente em equipes, melhorar capacidade de resolução de conflitos, aumento de qualidade de vida no ambiente de trabalho e na vida entre outros.

Processo do coaching: é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades. O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

Definida a meta, antes do Plano de Ação é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com a meta e se há congruência entre eles. O coach avalia as forças e limitações do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio.

A duração do processo depende dos objetivos estipulados. Há co-responsabilidade no processo de coaching, os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.